Presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho prestigiaram nesta terça-feira (18/10), a cerimônia de aposição da foto do ministro Aloysio Corrêa da Veiga na Galeria de Corregedores-Gerais da Justiça do Trabalho. O evento ocorreu no térreo do bloco B do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou a atuação do ministro Aloysio durante a pandemia de covid-19 que, apesar das dificuldades enfrentadas, como o impedimento do trabalho presencial, contribuiu para a continuidade das atividades em todo o judiciário trabalhista.
Em seguida, a atual corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, citou a trajetória do magistrado à frente das correições e destacou a eficiência com que o ministro, como um dos integrantes da Administração, adaptou e manteve o funcionamento da Justiça do Trabalho durante o isolamento social provocado pela pandemia.
Foto: Bárbara Soares Cabral (TST)
O ministro Aloysio Corrêa da Veiga agradeceu os discursos e ressaltou sua alegria e satisfação em receber a homenagem. Ele destacou a trajetória para possibilitar a prestação jurisdicional durante a pandemia e os obstáculos enfrentados e agradeceu a “dedicação absoluta” de magistrados e servidores de toda Justiça do Trabalho, em especial, de seu gabinete. “Naquele período da história que não era do nosso cotidiano, havia uma necessidade absoluta de dar continuidade e efetividade a prestação jurisdicional. Nós tivemos a possibilidade de exercer a jurisdição nesse período de isolamento social com qualidade, segurança e, acima de tudo, efetividade”, disse.
Obra coletiva sobre participação feminina na JT
Os membros do Coleprecor também participaram do lançamento, na mesma data, do livro “Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva”, promovido pelo Observatório Excelências Femininas do TST. A obra coletiva conta com a parceria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e da Editora Justiça e Cidadania. A publicação reúne 23 artigos escritos por juízas, que retratam a realidade vivida por elas cotidianamente nas Varas de Trabalho e também nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). A coordenação é da ministra Morgana de Almeida Richa, da desembargadora do TRT-15 (Campinas-SP) Tereza Aparecida Asta Gemignani, da juíza do TRT-9 (PR) Ana Paula Sefrin Saladini e da mestre em políticas públicas e gestão governamental Adriene Domingues Costa.
Com informações do TST